terça-feira, 15 de março de 2011

Estivemos no lar (3)




No dia 9 de Março de 2011 estivemos novamente no Lar de S.José, desta vez para realizarmos algumas actividades e jogos com os idosos.
Começámos às 10h com os idosos a pintarem canecas a seus gostos, canecas essas que oferecemos no fim da nossa visita.
Realizámos esta actividade durante toda a manhã.
Da parte da tarde começámos por conversar com a animadora sociocultural sobre experiências pessoais da sua área, custos/orçamentos das actividades de animação, as doenças e as actividades de animação sociocultural, a possibilidade de colocar um artigo no jornal " O Ilhavense" com a finalidade de divulgar o nosso projecto e  a gerontologia.


De seguida realizámos os seguintes jogos:
ð Jogo “Na Minha Família”
      Continuar a frase: “Na minha família ficámos contentes quando…”.
Por exemplo: Na minha família ficámos contentes quando eu me casei;


_ Jogo “A Minha Profissão”
É distribuído a cada idoso um papel no qual vão escrever (se não conseguirem escrever, pedem ajuda) cerca de três frases sobre uma profissão sem referir o nome da mesma. Esses papéis são dobrados e colocados numa caixa onde são baralhados. Por ordem, cada idoso retira à sorte um dos papéis da caixa, lê-o (se não souber ler, pede ajuda) e tenta descobrir qual é a profissão.
Por exemplo: Faço pão. Tenho uma padaria. Uso um chapéu na cabeça. – Sou padeiro;


_ Jogo “Fazer Rimas”
Os idosos sentam-se à volta de uma mesa. No centro dessa mesa, está uma caixa onde dentro estão uns papéis dobrados com uma palavra. Por ordem, cada idoso tira um papel da caixa e lê a palavra que está escrita (se não souber ler, pede ajuda). Posteriormente, cada idoso terá de dizer uma palavra que rime com a palavra que consta no papel.
Por exemplo: anel – coronel, túnel, granel.


_ Jogo “As Cores”
Dentro de uma caixa estão uns papéis de várias cores. Cada idoso tira um papel e mostra a cor para todos os outros verem. De seguida, cada idoso terá de dizer algo que tenha essa cor.
Por exemplo: amarelo – banana, limão, sol;



_ Jogo “Rodar os Dados”
Os idosos sentam-se à volta de uma mesa. No centro da mesa, estão dois dados. Cada idoso lança os dados e soma os pontos que obteve. Depois, cada um tem de dizer uma frase onde conste esse número.
Por exemplo: 2+4=6 – Eu tive 6 filhos. No dia 6 faço anos.










Os idosos demonstraram interesse para realizar os jogos que lhes propusemos o que fez com que sentissemos que a nossa visita não foi em vão.
A eles e à animadora sociocultural deixamos um agradecimento porque foram determinantes para que este dia corresse como o desejado.

Sem comentários:

Enviar um comentário