Objectivos deste Projecto:

O objectivo geral do nosso projecto consiste na sensibilização para o novo panorama da sociedade actual – o envelhecimento demográfico. O facto de existir um número cada vez maior de idosos vai implicar que se construam mais serviços para que estes possam usufruir. Torna-se necessário, também, que exista um equilíbrio entre as reformas recebidas pelos idosos e os gastos que estes precisam de realizar na alimentação, nos medicamentos, na habitação ou no lar em que estão integrados. No entanto, estes serviços não têm vindo a conseguir responder a todas as necessidades deste grupo etário e os rendimentos por estes recebidos não dão para os gastos acima referidos, originando, assim, as paisagens degradadas e bastante comuns que hoje vemos – idosos a fazerem da rua a sua última residência.
            Assim, para que os seus últimos dias não sejam passados em sofrimento, o nosso objectivo consiste em transmitir-lhes uma nova alegria através do nosso contacto com eles, disponibilizando algumas horas do nosso tempo livre para fazermos estas pessoas sorrir.
            O objectivo principal passa também por conseguir mostrar que a animação sociocultural, ou seja, que as actividades de âmbito socioculturais são essenciais na aprendizagem de qualquer individuo, fazendo assim parte da vida de qualquer um. Pretendemos mostrar que estas actividades quando aplicadas a idosos só vão contribuir para que estes trabalhem as suas capacidades mentais, fazendo com que não haja uma “estagnação” no desenvolvimento mental de cada um, permitindo-lhes viver durante mais tempo.
            Assim, os objectivos específicos consistem na dinamização da instituição escolhida – o Lar/Centro de Dia de São José, em Ílhavo - dando a conhecer a sua história e alertando para o tipo de necessidades que a população idosa tem.
            Outro dos objectivos do nosso projecto consiste na tentativa de criar um grupo de apoio a esta instituição – voluntariado, pois consideramos que é essencial para um bom funcionamento da instituição, já que quanto mais pessoas ajudarem na prestação de auxílio aos utentes, mais facilmente se gere o orçamento disponível para se apostar em novos serviços para o lar e assim contribuir para a melhoria das condições de vida de todos os utentes.