domingo, 23 de janeiro de 2011

O nosso Tema:

O tema-problema que escolhemos foi o Apoio Sociocultural ao Idoso. A nossa escolha incide sobre este tema porque a situação demográfica a que actualmente assistimos, depara-se com um número cada vez mais elevado de idosos. Este grupo etário recebe muito pouca atenção por parte da sociedade, já que existem pouquíssimos serviços dedicados a estes, ou pelo menos, os que existem não estão ao alcance de toda a população idosa.
O idoso por se encontrar física e psicologicamente mais debilitado, devido à idade, sente necessidades maiores, principalmente a presença constante de alguém que o possa ajudar com as mais simples tarefas do dia-a-dia como comer, tomar banho, vestir-se, entre outras.
Na verdade, existem instituições com pessoas especializadas, como lares de idosos, centros de dia, apoio domiciliário, centros de acolhimento, entre outros, que proporcionam ao idoso alimentação e higiene mediante o pagamento destes serviços.

 Porém, será que estas pessoas especializadas lhes dão a devida atenção? Na nossa opinião, o dia de um idoso não se devia resumir a comer, dormir e tratar da sua higiene. Consideramos que este devia ter actividades que lhe ocupem o tempo a fim de trabalharem a sua mente e os seus movimentos para que não entrem num período de “estagnação”. Consideramos, ainda, que o idoso só se sentirá realizado e só terá uma boa qualidade de vida se estiver integrado numa instituição onde, para além de lhe satisfazerem as necessidades básicas, também possuem funcionários especializados que lhe dê atenção e lhe proporcione actividades com as quais ainda possa reter alguma coisa.
Escolhemos este tema porque faz parte dos problemas sociais da nossa actualidade já que o número crescente de idosos e o reduzido subsídio que estes recebem não permite, a uma grande parcela, ter um sítio onde dormir, ter refeições quentes e saudáveis, terem cuidados de higiene, entre outros. Perante situações como estas, nem se põe em questão se estes idosos que fazem da rua as suas casas têm actividades de âmbito sociocultural. Por vezes, a reduzida reforma apenas chega para pagar um lar com os requisitos mínimos onde, para ocuparem os idosos, os colocam a ver televisão o dia inteiro e muitas vezes programas que não lhes têm qualquer interesse.
Consideramos que as actividades socioculturais são essenciais, já que permitem prevenir doenças como o Alzheimer que afectam, actualmente, muitos indivíduos deste grupo etário.
Assim, pretenderemos fazer um estudo sobre a importância deste apoio nas sociedades actuais onde o número de idosos é superior ao número de crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário